Stamina (Fatigue System) e Auto Atk

Alguns jogos mobile têm adotado esse tipo de sistema de stamina onde o jogador pode participar de diversas partidas até determinado tempo por dia (não sei o motivo, quem souber posta aí nos comentários que eu adiciono com os devidos créditos).

O Rag não ficou de fora. Provavelmente para compensar o sistema de Auto Attack ou para não deixar o povo viciar demais. Mas vamos lá. Para entender o sistema de stamina ou fadiga precisamos entender o sistema de Auto Attack.

Sistema de Auto Ataque

No canto inferior direito da tela vão ter essas espadas cruzadas com “Auto” escrito abaixo. Nesse botão você pode programar seu personagem para perseguir e auto atacar os monstros das redondezas. Ali você pode programar para perseguir ou para ficar no mesmo lugar e atacar os monstros que passarem por perto ativando o “Stay Alert” (isso é bastante útil para os monstros de respawn fixo). Entretanto, seu personagem não usará itens sozinho e só usará skills programadas nos slots de auto ataque que por sua vez são bem limitados. Para desbloquear mais é necessário subir de level de aventura e comprar (com zeny mesmo) mais slots.

Em contrapartida, o uso do sistema de auto ataque consome stamina.

Stamina… ou Fadiga

A stamina, por sua vez, é consumida conforme você usa o auto ataque. Ela tem um limite máximo de 900 minutos, entretanto você recebe apenas 300 por dia.

Você pode acessar esta tela clicando no primeiro ícone ao lado do mapa e depois em Configurações.

Além disso, existem atividades dentro do jogo que consomem quantidades maiores de stamina. Por exemplo, as aventuras dos Pets consomem 60 minutos cada. Se você usar o item para aumentar exp e drop, aumenta seu consumo de stamina também. O que torna a stamina um bem de uso estratégico dentro do jogo.

Recuperando Stamina

Para aumentar sua produtividade você pode recorrer a recarga de stamina. Lembrando que ela é limitada a 60 minutos. A cada um (1) minuto que você ficar perto da “Máquina Musical” ou vitrola (ainda não se sabe como se chamará no global) recuperará um (1) minuto de stamina.

Logo ao lado do portal para Prontera tem um ícone de vitrola. Para recuperar stamina é só ficar perto dela durante 60 minutos.

Ela é feita ao Sul de Prontera, na “Máquina Musical” ou Vitrola… ainda não se sabe como se chamará no global. A dica é: Acabou a stamina? Deixa o char AFK na vitrola que em 60 minutos você vai poder voltar a caçar ou mandar seu pet pra mais uma aventura.

Visão geral do sistema

1. Enquanto durar sua stamina você receberá os itens e EXP normalmente.
2. Quando ela passar do limite as chances de drop e exp começarão a cair até chegar a 1.
3. PVP não gasta stamina.
4. Drops e Exp de MVPs e Mini Bosses não são afetados pelo sistema de stamina/fadiga.
5. O sistema reinicia diariamente.
6. Use sua stamina estrategicamente.
7. Se somou 900 de stamina gaste antes de reiniciar (mesmo que seja com diversas aventuras de pet) para não haver prejuízo.
8. Você pode recuperar um pouco de stamina na vitrola ao Sul de Prontera (máximo de 60 minutos).

Tem mais alguma coisa a acrescentar ou corrigir? Manda aí nos comentários!

Comentários

Esta publicação atualmente tem 3respostas

  • Parabéns pela iniciativa e o excelente post. Não consegui encontrar minha duvida aqui então gostaria de perguntar para que se caso você souber alem de tirar minha duvida adicionar ao seu post.

    A Stamina gasta enquanto o personagem esta andando de um mob para outro ou apenas quando esta batendo de fato? Agradeço desde já

    • Gasta apenas enquanto vc estiver em combate com o monstro. Ou seja, andando entre mobs não conta. Se vc matar o monstro com apenas um hit gastará bem pouca stamina.

  • Suspeito que a criação da stamina tem dois objetivos importantes, na percepção dos criadores.

    1º motivo evitar que utilizem bot (cheat game) exageradamente, que foi um dos motivos da decadência da 1ª versão do jogo. Então eles criaram esse autoplay que é bem similar ao bot, entretanto é mais prático, simples e com tempo limitado de utilização pela stamina.

    2º motivo, como citado na artigo, se você não jogar por 3 dias, você não poderá acumular mais stamina (será penalizado), logo se torna um gatilho mental para que você crie uma rotina de acesso ao jogo, favorecendo o vício. Sim, assim como as quests diárias, a stamina, são ferramentas psicológicas para forçar o hábito de jogar e estimular a jogatina diária, possivelmente exagerada.

    Não tem problema nenhum em se divertir, só que saibam que tem uma empresa muito inteligente por trás do Ragnarok. Bom jogo e se divirtam!! O negócio ganhar XP, vamos upar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral